• Art. 2º Ponto 6. “Atletas não federados só poderão participar em escalões abertos, excepto se declararem junto da FPO a sua intenção de se federarem até dia 31 de Dezembro e pagarem a taxa de filiação e o seguro desportivo, sendo considerados filiados provisórios.”
  • A participação de atletas não federados nesta prova será feita nos escalões de Orientação Para Todos (OPT) , excepto os atletas infantis e iniciados. Denominam-se Orientação Para Todos (OPT) os seguintes escalões: OPT1, OPT2 e OPT3
    • OPT1 (Fáci)l – Percurso com uma distância de 2 a 4 km ou tempo de execução previsto inferior a 40 minutos, por linhas seguras (preferencialmente caminhos), sem dificuldade técnica, de reduzida exigência física, com o maior interesse paisagístico possível, e aconselhamento técnico;
    • OPT2 (Médio) – Percurso com uma distância de 3 a 5 km ou tempo de execução previsto inferior a 60 minutos, por linhas seguras, com baixa dificuldade técnica, de baixa exigência física, e o maior interesse paisagístico possível;
    • OPT3 (Difícil) – Percurso com uma distância de 4 a 7 km ou tempo de execução previsto inferior a 80 minutos, percurso formal, exigindo algumas técnicas de orientação, com alguma exigência física e que tem, também, por objectivo a participação na prova de atletas federados que não se tenham inscrito dentro dos prazo fixados;
    • A participação nestes escalões é livre: a pares, individualmente ou em grupo, sem distinção de sexo;
  • Os participantes no percurso OPT1 podem solicitar monitores para acompanhar a execução do percurso e ajudar na tomada de decisão;
  • A hora de partida para estes percursos será definida pela Organização. No entanto, os atletas podem partir no minuto que desejarem, depois de iniciadas as partidas para os escalões OPT, respeitando uma janela de tempo de 60 minutos e que só pode partir um atleta / grupo de cada escalão, em cada minuto;
  • No caso de um atleta não completar o seu percurso, deve comunicar à organização;
  • Os atletas Inscritos na FPO, na FEDO e na IOF, podem inscrever-se nesta prova nos seguintes escalões:

    1) Escalões de Formação Masculinos / Femininos

    Categorias de Formação  Idade no final do ano em que termina a época (2008)    
    Infantis Até 13 anos
    Iniciados 14 e 15 anos 

    2) Escalões de Competição Masculinos / Femininos

    Categorias de Competição Idade no final do ano em que termina a época (2008)
    Juvenis  16 e 17 anos
    Juniores 18, 19 e 20 anos     
    Jovens B 16 a 20 anos 
    H / D Elite 21 a 34 anos
    H / D 21 A 21 a 34 anos
    H D / 21 B  21 a 34 anos
    H / D 35 35 a 39 anos
    H / D 40 40 a 44 anos
    Vet. Masc. / Fem. I B 21 a 44 anos
    H / D 45  45 a 49 anos
    H / D 50 50 a 54 anos
    H / D 55 55 a 59 anos
    H / D 60 A partir de 60 anos
    Vet. Mas. / Fem. II B A partir de 45 anos 

    A classificação no Troféu será encontrada através da soma de pontos.

    Vão ser atribuídos prémios colectivos aos 3 clubes melhor classificados, e prémios individuais aos 5 primeiros atletas dos escalões Elite e Juniores, Masculinos e Femininos, e aos 3 primeiros classificados dos restantes escalões de competição e de formação.

    A organização deste Evento terá disponíveis para todos os participantes os seguintes serviços nas áreas de concentração:

    • Posto de Primeiros Socorros nos locais de Chegada;
    • Baby-sitting em local com indicação no secretariado;
    • Serviço de Bar no local de concentração;
    • Recolha de chaves e sacos de bagagem no secretariado;
    • Local para estacionamento de viaturas com sinalização própria;
    • Banhos no final de cada prova com indicação da direcção no local;
    • W.C. no local da concentração;
    • Possibilidade de pernoitar (grátis) no solo duro, com indicação da localização no local e inscrição obrigatória.
    Director de Prova   Eduardo Fonseca
    Coordenador Técnico   Jacinto Costa
    Planeamento de Percursos   Jacinto Costa
    Partidas   Frederico Bessa
    Segurança   Vitorino Cardoso
    Área Social   Ana Silveira
    Promoção e Divulgação   Helena Sousa
    Logística   Eduardo Fonseca
    Infra-estruturas   Paula Nóbrega
    Arenas e Speaker   Rui Ferreira
         
    Supervisor FPO   Rui Morais